Login

Ladrilheiro: Área de Atuação do Ladrilheiro

O ladrilheiro

A palavra ladrilheiro vem provavelmente do espanhol ladrillo (fala-se ladrilho), que significa tanto o nosso ladrilho, em português quanto também tijolo (Rosa e Guimarães, 2000). Ladrilheiro, em algumas regiões, corresponde ao azulejista. O termo azulejo também vem do espanhol azulejo, derivado do árabe, e tem o mesmo significado de ladrilho. Azulejo foi o nome pelo qual foram chamadas as primeiras placas cerâmicas. Portanto, ladrilheiro, ladrilhador ou azulejista é quem assenta ladrilhos, ou azulejos, que são essas peças geralmente quadradas, ou retangulares, feitas de cerâmica cozida.

Atuação do ladrilheiro na obra

O ladrilheiro entra na etapa do revestimento que, como já vimos, é uma (ou mais de uma) camada executada sobre as vedações (paredes e pisos). O ladrilheiro é visto também como um pedreiro qualificado. Isso significa que o ladrilheiro deve saber um mínimo de coisas essenciais que envolvem o mundo do pedreiro. Talvez ele não precise sem um exímio assentador de tijolos, mas ele deve saber, pelo menos, qual a atribuição, ou o lugar de cada profissional na construção.


Ladrilheiro

O ladrilheiro e as patologias da construção civil

Outra característica importante do ladrilheiro é que ele entra na etapa final, de acabamento da obra. Ou seja, o resultado do trabalho do ladrilheiro é um daqueles que aparecem mais, ou ficam mais à vista, quando a obra acaba. Mas ela esconde toda uma série de vários trabalhos anteriores. Isso significa que o ladrilheiro deve ser alguém muito caprichoso…

Talvez você se interesse por:  Ferramentas Usadas Pelo Ladrilheiro

Assim, o ladrilheiro trabalha para fazer uma obra nova e também para consertar ou reparar alguma coisa relacionada a revestimentos cerâmicos que se encontra defeituosa. Porém, para fazer isso, ele precisa saber quais são as causas dos problemas, para corrigi-los corretamente. Este campo de conhecimento chama-se de patologia das construções.

Patologia é um termo médico que significa o estudo das causas das doenças. Assim, patologia das construções significa o estudo das “doenças” ou problemas que podem afetar os edifícios, e como podem ser tratadas.

Ladrilheiro: Área de Atuação do Ladrilheiro

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment