Login

Processos de soldagem: solda MIG MAG

Solda MIG MAG. Na soldagem do arco elétrico com gás de  proteção (GMAW Gas Metal Arc Welding), também conhecida como soldagem MIG (Metal Inert Gas), um arco elétrico é estabelecido entre a peça e um consumível na forma de arame. O arco funde continuamente o arame à medida que este é alimentado à poça de fusão. O metal de solda é protegido da atmosfera pelo fluxo de um gás inerte ou por uma mistura de gases. A figura mostra esse processo e uma parte da tocha de soldagem.

Processo básico de soldagem MIG/MAG

Solda MIG MAG - processo básico de soldagemO processo de soldagem funciona com corrente contínua (CC), normalmente com o arame no pólo positivo. Essa configuração é conhecida como polaridade reversa. A polaridade direta é raramente utilizada por causa da transferência deficiente do metal fundido do arame de solda para a peça. São comumente empregadas correntes de soldagem de 50A até mais que 600A e tensões de soldagem de 15V até 32V. Um arco elétrico autocorrigido e estável é obtido com o uso de uma fonte de potencial (tensão) constante e com um alimentador de arame de velocidade constante. Melhorias contínuas tornaram o processo de solda MIG MAG aplicável à soldagem de todos os metais comercialmente importantes como os aços, o alumínio, aços inoxidáveis, cobre e vários outros. Materiais com espessura acima de 0,76mm podem ser soldados em todas as posições. É simples escolher equipamento, arame, gás de proteção e condições de soldagem capazes de produzir soldas de alta qualidade com baixo custo.

Talvez você se interesse por:  Soldagem pelo processo TIG - Solda TIG

Vantagens da solda MIG MAG

O processo de soldagem MIG/MAG proporciona muitas vantagens na soldagem manual e automática dos metais para aplicações de alta e baixa produção. Suas vantagens combinadas quando comparado com o eletrodo revestido, arco submerso e TIG são:


  • A soldagem pode ser executada em todas as posições;
  • Não há necessidade de remoção de escória;
  • Alta taxa de deposição do metal de solda;
  • Tempo total de execução de soldas de cerca da metade do tempo comparado ao eletrodo revestido;
  • Altas velocidades de soldagem;
  • Menos distorção das peças;
  • Largas aberturas preenchidas facilmente, tornando certos tipos de soldagem de reparo mais eficientes;
  • Não há perdas de pontas como no eletrodo revestido.

Solda MIG MAG - demonstração do sistema de soldagem

Soldagem pelo processo MIG MAG

É um processo de soldagem em que um arame é continuamente alimentado em velocidade controlada até a pistola de soldagem; ao mesmo tempo, um fluxo de gás sai pela tocha, envolvendo a região da solda, protegendo-a da contaminação dos agentes da atmosfera. As funções e controles do processo são exercidos por meio de três elementos básicos:

  1. Tocha de Soldagem;
  2. Controle de Alimentação do Arame;
  3. Fonte de Energia.

Solda MIG MAG - conjunto completo de soldagem semi automática

Equipamentos

São retificadores de corrente contínua e tensão constante, regulam somente a tensão (V) voltagem. Possuem ventilação forçada.

Alimentadores

Podem ser fixos (internos) ou transportáveis e podem utilizar tochas para serviços leves ou pesados (refrigeradas com água); utilizam diversos diâmetros de arames e gases de proteção.

Talvez você se interesse por:  Prática de soldagem 3: Junta de topo reto (fechado) passo simples

Gases de proteção

A finalidade principal do gás de proteção, no processo, é proteger a solda da contaminação atmosférica. O gás, no entanto, influi no resultado da solda como indica a figura.

Argônio: indicado para uso em soldagem de alumínio e ligas.

Misturas

  • (Argônio+CO2): indicado para aço carbono, para espessuras finas, oferece um excelente acabamento.
  • (98% argônio+2% O2): indicado para aço inoxidável, para espessuras finas, excelente acabamento e ótima estabilidade de arco.
  • CO2 Puro (dióxido de carbono): indicado para aço carbono, para espessuras grossas, excelente penetração, porém respinga muito.
Processos de soldagem: solda MIG MAG
5 (100%) 1 vote

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment