Login

Almoxarife: Introdução à profissão de almoxarife

Almoxarife… que palavra é essa? De onde ela veio? Qual o significado desse termo?

As palavras, assim como as pessoas, têm origem, têm história. Nossa língua portuguesa veio do latim, mas ao longo da história foi incorporando termos de outras línguas: grego, árabe, francês, inglês. O termo almoxarife, tem origem árabe.


Em tempos antigos, no reino árabe, almoxarife era o nome dado ao “administrador de propriedades da Casa Real”, ou seja, o almoxarife administrava os bens do rei ou sultão, um cargo de grande prestígio.

E hoje? O que faz o almoxarife?

O que faz o almoxarife?

Nas empresas atuais, esse profissional trabalha no almoxarifado, lugar onde são guardadas as matérias-primas usadas na produção de uma fábrica, por exemplo: os materiais de consumo usados pelos demais empregados da empresa – lápis, caneta, papel, pilhas, peças de reposição de equipamentos etc –; ou ainda as mercadorias que uma loja ou um fabricante vendem.

Almoxarifado. S. m. (…) 3. Depósito  de  objetos,  materiais e matérias-primas.
In  Novo  Dicionário  da  Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.
Existem  muitos  outros  usos para este termo. Se você quiser conhecê-los, procure a palavra almoxarifado no dicionário.

Então, podemos dizer que o termo ainda conserva alguma coisa da  palavra  árabe  que  foi  incorporada  pela  nossa  língua:  o almoxarife é responsável pela guarda de parte do patrimônio, isto é, dos bens da empresa onde ele trabalha.

Talvez você se interesse por:  O que faz o almoxarife? Qual sua função dentro da empresa?

Por tudo isso, o almoxarifado ainda funciona como uma espécie de “tesouro da Casa Real” para as empresas.

E como todo lugar onde se guardam bens e coisas importantes, esse também deve ser protegido, ter o acesso restrito e um controle de todos os que entram e saem dali. Trata-se de um espaço fechado, em geral, com poucas portas e janelas que devem estar sempre fechadas para impedir sumiços de materiais e, por que não dizer, para impedir roubos.

LEMBRE-SE:
A função do almoxarife é cuidar de todas as etapas da movimentação e guarda dos materiais necessários ao funcionamento da empresa: objetos, matérias-primas, produtos, equipamentos, instrumentos, peças de reposição e outros. Essa atividade também é chamada de controle ou administração de material.

Quem fica com a chave desse lugar é o almoxarife, e suas atividades principais são: receber, conferir, guardar com cuidado, entregar o material na quantidade certa e controlar as entradas e saídas.

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment