Login

Ferramentas do serralheiro: tipos de compassos

São instrumentos de aço carbono, constituídos de duas pernas, que se abrem se fecham por meio de uma articulação.

Compasso de traçar

É utilizado para traçar circunferências e arcos de circunferência  e  também  para transportar  medidas. Nesse tipo de compasso, as pernas são movimentadas por meio de uma articulação. Para fixar as aberturas, dispõe do arco e do parafuso de fixação.


Compasso de centrar

tipos-de-compassosÉ  utilizado  quando  se  necessita  determinar  o centro de uma peça cilíndrica ou quando se deseja traçar uma reta paralela à superfície  plana.

Compasso de centrar com mola e parafuso de regulagem

Apresenta maior precisão e sensibilidade que os demais  em  função  da  ação  da  mola  que  mantém  as pernas sob tensão e da possibilidade de aberturas com medidas mais precisas por meio do parafuso e da porca de regulagem.

A perna reta desse compasso é ligeiramente mais curta que a curva. Isso facilita o contato da face da perna curva na superfície de apoio, quando se executa o traçado

Compasso de pontas com mola e parafuso de regulagem

É um dos melhores e mais utilizados. Nesse tipo de compasso, o limite máximo de abertura é determinado pelo contato das faces internas das partes superiores das  pernas.  O fechamento  do  compasso  dá-se  pelo contato das faces internas inferiores das pernas próximas às pontas.

Para que o compasso apresente boas condições de uso, é necessário: manter as pontas
bem afiadas, as pernas iguais e deslocamento delas no mesmo plano. Ao ser utilizado  desloque as pernas do compasso no mesmo plano.

Aplicações do compasso de centrar

  1. Centragem aproximada da base de uma peça cilíndrica. Dá-se a abertura aproximada  do  raio  e  com  a  face  de contato  em  pontos  opostos  traçam-se quatro arcos que se cortem. O centro fica no interior desse quadrilátero curvilínio.
  2. Traçado  de  linha  paralela  a  uma superfície. Acerta-se a distância na escala e  faz-se  o  traçado  como  indicado  na figura.
Talvez você se interesse por:  Processo e prática de soldagem: movimentos dos eletrodos

usos-dos-compassos

Conservação dos compassos, recomendações

  1. Mantê-lo longe das demais ferramentas.
  2. Protegê-lo de quedas e choques.
  3. Após o uso,  limpá-lo e lubrificá-lo.
  4. Proteger as pontas.
  5. Quando as pontas não se encontrarem em  boas  condições,  devemos  acertá-las, na forma e no comprimento, utilizando pedra de afiar. A afiação da ponta é feita apenas  na  parte  exterior,  mantendo,  na ponta, o plano interno na perna reta.
Ferramentas do serralheiro: tipos de compassos
5 (100%) 1 vote

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment