Login

Tinta Látex: Composição, Indicação e Uso

As tintas látex caracterizam-se por conterem como ligante as resinas sintéticas (principalmente PVA e acrílica) e a água como líquido. Pintura em látex são as mais executadas nos diversos tipos de obras, de todos os tipos de tinta, a tinta látex é atualmente a mais vendida e utilizada para pinturas de edifícios.

Vantagens das tintas látex

As razões disso devem-se ao fato das tintas látex apresentarem várias vantagens. Em geral propiciam excelente cobertura, isto é, boa proteção e durabilidade. Em relação a outras tintas, como óleos ou esmaltes, por exemplo, as tintas látex são mais resistentes a alteração de cores e fungos e sua película mantém a plasticidade durante mais tempo. Por serem diluídas em água, as tintas látex são fáceis de serem aplicadas e seu tempo de secagem é rápido. Não têm o odor forte das outras tintas, diluídas em solventes, e não são inflamáveis. Como desvantagem, apresentam pouca transpirabilidade, isto é, não deixam a parede “respirar”, o que pode acarretar bolhas ou descolamentos se houver umidade no interior das paredes pintadas.


Tinta látex

A parede ao fundo recebeu uma pintura em látex acrílico fosco na cor cereja

As tintas látex são utilizadas para pintura de tetos e paredes, tanto internas quanto externas, podendo ser utilizadas em ambientes secos ou úmidos.

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment