Tintas Para Parede: Composição e Tabela de Cores

Tintas modernas, cores fortes e vibrantes, sala de estar aconchegante, quarto dos filhos na cor preferida. O que seria de nós sem as tintas! Mas, você sabe do quê as tintas são feitas? Se não, descubra agora e ainda confira uma tabela de cores de tintas.


O pigmento é um pó fino, em geral um mineral (obtido de rochas) ou também sintético (artificial, obtido de derivados do petróleo), e é, de todos os componentes da tinta, o mais caro. As tintas brancas de alta qualidade, por exemplo, possuem quantidades relativamente altas de oxido de titânio, que é um mineral muito caro. São também adicionados às tintas, podendo ser considerados como pigmentos, materiais tais como a argila, talco e outros (chamados de carga), que melhoram as propriedades dos pigmentos e das tintas, sem aumentar demasiadamente seu custo.

Tabela de cores de tintas para parede

Exemplos de tipos de cores, dadas pela pigmentação da tinta

Tabela de cores de tintas de paredes
Tabela de cores de tintas

Os ligantes são resinas, isto é, colas, normalmente sintéticas (produtos derivados de petróleo). São três as mais comuns: as de PVA (Poli Vinil Acetato), usadas nas tintas látex para interiores, as acrílicas, usadas nas tintas látex para exteriores e as alquídicas, usadas para esmaltes. Há também as resinas epóxi e poliuretano, mas resistentes e mais caras, usadas em ambientes mais agressivos, como indústrias, laboratórios, ambientes marinhos, etc. São usadas também como ligantes nas tintas a óleo, resinas naturais, em geral óleos vegetais de linhaça, soja e outros.

Saiba mais  Tinta Látex: Composição, Indicação e Uso

O líquido, que serve de meio para juntar todos os componentes e aplicar a tinta, pode ser água, no caso de tintas látex, ou solvente do tipo aguarrás, no caso de tintas óleo ou esmalte. Em vernizes são usados também óleos vegetais como líquido.

Os aditivos são produtos que são adicionados às tintas para melhorar algumas propriedades ou adicionar funções específicas às tintas. Podem ser, por exemplo: plastificantes, para tornar a tinta mais elástica ou flexível, para afinar ou engrossar a tinta, reduzir ou aumentar o brilho, melhorar a aderência, etc. Como exemplo de propriedades específicas há os aditivos que tornam a tinta antimofo, por exemplo, ou que as tornam mais resistentes ao calor e à ação do fogo.

Um Comentário

  1. Carlos 23 de outubro de 2016

Add Comment