Login

A importância da madeira e o seu uso ao longo da história

A madeira talvez tenha sido a matéria mais versátil e mais utilizada pelo homem ao longo de sua história. Ainda hoje, basta um olhar em qualquer ambiente para descobrir algum objeto de madeira. Não podemos imaginar o avanço da humanidade sem o uso da madeira.

Os cientistas presumem a existência de árvores há mais de duzentos milhões de anos, muito tempo antes, portando, do aparecimento do ser humano na terra, que teria acontecido em torno de dois milhões de anos atrás.


Não é possível estabelecer com precisão quando a madeira começou a ser usada pelo homem. Existem vestígios de sua utilização como arma de defesa e como combustível, que devem ter entre quinze e vinte mil anos.

Estudos arqueológicos permitem afirmar que a invenção do machado aconteceu há aproximadamente dez mil anos. Esta ferramenta permitiria que a madeira começasse a ser trabalhada. Podemos supor que, no início, os seres humanos utilizavam pedaços de galhos como lanças, cajados ou porretes, no seu dia-a-dia, mas, pouco a pouco os artefatos foram se tornando mais aprimorados. Aparecerá, então, toda sorte de ferramentas e utensílios domésticos, armas mais sofisticadas e, posteriormente, móveis, carroças, embarcações e edificações que irão da simples palhoça a requintados edifícios.

Uso da madeira na história

À maneira de ilustração, cabe relacionar algumas aplicações da madeira ao longo da história da humanidade, salientado alguns artefatos.

Como se deu o uso da madeira nas civilizações antigas

Utensílios feitos a partir da madeira

No campo das armas: lanças, maços porretes, arcos e flechas, bestas, catapultas, carros etc. No campo dos utensílios domésticos: gamelas, tigelas, talheres, pilões, pentes etc.

Talvez você se interesse por:  Marceneiro: parâmetros para o desenho técnico de marcenaria

No campo da produção: ferramentas, rodas d’águas para a geração de energia, máquinas de beneficiamento de produtos agrícolas executadas totalmente em madeira, postes, estacas etc.

No campo dos transportes: carroças, canoas, barcos, dormentes para ferrovias, etc.

No campo das artes: painéis para receber pintura, marchetaria, tetos decorados, retábulos, móveis artísticos, esculturas talha, elementos decorativos etc.

Além disso, a madeira foi e ainda é fartamente utilizada na construção civil, na fabricação de móveis e, como complemento de outros materiais, em uma infinidade incalculável de produtos.

Uso da madeira na construção civil: Detalhes técnicos da estrutura de aço e madeira

Atualmente, o processo de exploração da madeira envolve diferentes atividades e produtos, organizados de tal maneira que o desperdício se torna inexistente ou mínimo. Dessa maneira temos:

  • Produtos extrativos: frutos, folhas, casca, castanhas.
  • Madeira beneficiada: pranchões, tábuas, peças estruturais.
  • Madeira industrializada: madeira laminada, madeira compensada, folheados.
  • Produtos de transformação mecânica: chapas de aglomerados, chapas de fibras.
  • Produtos de transformação química: celulose para a indústria química, celulose para fabricação de papel.
A importância da madeira e o seu uso ao longo da história
4.5 (90%) 2 vote[s]

Envie este artigo para seus amigos!

2 Comentários

  1. Luís 28 de setembro de 2016

Add Comment