Login

A Importância da Construção Civil no Brasil

Como a construção civil tem aquecido a economia do Brasil e qual a importância dela para o desenvolvimento contínuo do país.

A construção civil é um setor da economia formado por uma enorme quantidade de atividades. É tão grande que é chamado de “macro-complexo da construção”.

Macro complexo é um conjunto de atividades econômicas, diferentes e interligadas umas às outras. É possível ter uma visão geral desse conjunto e das suas principais atividades, como é mostrado na figura abaixo.

Construção civil do Brasil

Repare nas atividades que fazem parte da construção civil

  • Produção e comercialização de materiais de construção, por exemplo: cimento, aço, tijolos, tintas, louças, ferragens, etc.;
  • Equipamentos para construção, como por exemplo: betoneiras, carrinho de mão, guindastes, etc.;

A importância da construção civil no Brasil

Para se ter uma ideia do tamanho da construção civil em termos econômicos, basta dizer que ela representa aproximadamente 16% do PIB brasileiro. A construção civil no Brasil conta como o segundo maior setor econômico do país. A primeira é a agroindústria.

PIB – (Produto Interno Bruto): soma de toda a riqueza produzida no país.

Por ser composta de inúmeras e variadas atividades em todo o país, a construção civil funciona como um importante “motor” econômico, com grande capacidade de movimentar a economia, gerar riquezas e empregos.

Em geração de empregos a construção civil é a atividade mais importante do país. Atualmente, mesmo sem estar funcionando a pleno vapor, responde por aproximadamente 3,5 milhões de empregos no país, ou 6% do total.

Talvez você se interesse por:  Como Dividir as Etapas de Uma Obra

Outra vantagem da construção civil é o fato de ser um setor econômico praticamente nacionalizado, isto é, apenas 2% do total dos insumos (materiais, equipamentos e serviços) utilizados na construção são importados. Isso significa que a construção civil pode se desenvolver sem depender da situação da economia mundial, e também que seu crescimento não vai acarretar aumento de gastos com importações para o país.

A Importância da Construção Civil no Brasil
4 (80%) 2 vote[s]

Envie este artigo para seus amigos!

3 Comentários

  1. Edson Cesar de Oliveira. 3 de novembro de 2016
  2. Lucas Andrade 29 de março de 2016

Add Comment