Login

Problemas na Construção Civil

Os maiores problemas na construção civil são causados por falta de treinamento e prática adequada. Muitos profissionais da construção civil aprenderam seus ofícios sem nenhum acompanhamento técnico e instrução adequada, muitos ainda, tem exercido a profissão sem nenhuma qualificação e preparo. Este fator tem agravado ainda mais os problemas na construção civil.

Problemas na construção civil

Os principais causadores de problemas na construção civil são:

  • Falta de planejamento e de organização do trabalho: É comum dar início aos trabalhos, sem que se tenha pensado e resolvido antes os problemas que podem surgir. Mesmo o projeto, muitas vezes é deficiente. Assim, boa parte das coisas é resolvida de forma improvisada no canteiro. A consequência é uma grande dispersão de esforços, perda de tempo, muitos erros e retrabalhos (ter que fazer de novo a mesma coisa).
  • Desrespeito às normas técnicas: É comum o desconhecimento das normas técnicas, e mesmo quando há o conhecimento, não há o compromisso em obedecê-las. É comum o uso de materiais não conformes, isto é, fora das normas e sem a qualidade mínima exigida, o que se reflete na má qualidade do produto final.
  • Tolerância a erros e desperdícios: É comum que erros feitos numa etapa da obra sejam encobertos na etapa seguinte. Paredes fora de prumo ou esquadro, por exemplo, muitas vezes são admitidas, pois depois serão revestidas, aumentando-se a espessura do revestimento para encobrir o erro Essas práticas, além de erradas, geram desperdício e aumento de custos. Ocorre ainda a desorganização no sentido inverso, ou seja, quebram-se serviços já feitos para executar ou modificar outros que deveriam ter sido feitos corretamente na etapa anterior. É o caso das instalações, em que se quebram várias vezes paredes já prontas, para embutir ou modificar instalações.
  • Falta de treinamento e orientação: O pessoal de obra não é treinado e nem orientado no canteiro. Não aprende a fazer corretamente o serviço e não tem a quem perguntar em caso de dúvida.
  • Falta de segurança e de condições adequadas de trabalho: A segurança é negligenciada, tanto por descaso das empresas, quanto por ignorância e até mesmo por machismo, além da falta de orientação aos trabalhadores. Esta atitude resulta em elevado número de acidentes de trabalho. É comum ainda, tendo em vista a falta de organização dos trabalhadores da construção civil, além do desrespeito às normas de segurança e higiene do trabalho, o não cumprimento da legislação trabalhista e a precarização das condições de trabalho.

OBRA DESORGANIZADA E MAL FEITA NÃO É NORMAL: CAUSA ACIDENTES, DESPERDÍCIOS, PRODUTOS MAIS CAROS E SEM QUALIDADE. CONSTRUIR ASSIM ESTÁ ERRADO E ISSO NÃO PODE SER ACEITO!

Os problemas na construção civil poderiam ser evitados com um pouco mais de preparo

Ainda são comuns, num canteiro de obras, frases como estas: “É assim mesmo, todo mundo faz assim”, “Sempre fiz assim a vida inteira, e agora você quer fazer diferente? “, “Isso é teoria, na prática tem que ser diferente”, etc.



Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment