Login

Lâminas de Madeira para Revestimento (Folheado)

Lâminas de madeira são chapas delgadas, obtidas pela laminação por faqueamento de peças maciças de madeira. São empregadas para revestimento ou folheado dos móveis, visando a melhor aparência, uniformidade nas superfícies e proteção. Seu uso permite a fabricação de mobiliário, utilizando chapas de compensado, por exemplo, obtendo, mesmo assim, acabamento de madeira de lei. Dessa maneira, a produção se torna mais barata e se promove a economia das madeiras duras cada vez mais escassas.

As lâminas, por serem de pequena espessura, podem ser produzidas a partir do mesmo tronco, em quantidades tais, que permitem a criação de superfícies uniformes ou com padrões repetitivos, criando texturas que dão beleza aos móveis.


No processo de fabricação, somente o cerne é aproveitado. Após a remoção do alburno a peça recebe um tratamento com vapor de água que amolece a madeira e facilita seu aplainamento em máquinas destinadas a esse fim. A seguir o tronco passa por uma máquina munida de uma grande faca com o fio perpendicular à fibra da madeira, que vai retirando, uma a uma, as folhas cuja espessura vai de 0,5 a 2mm. As lâminas são cortadas, começando na face exterior, indo na direção do centro, que não é aproveitado por apresentar falha.

O alburno que foi inicialmente retirado e a parte do centro são utilizados para outras finalidades.


Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment