É fácil perceber quando uma casa passou por boa faxina, pois todos os objetos ficam em seus lugares, não há sujeira nem poeira em lugar nenhum e o cheiro dos produtos de limpeza permanecem no ar. Mas o ambiente não fica dessa forma com um simples passe de mágica. Foi preciso que um profissional fizesse seu árduo serviço com qualidade.

faxineira-servicos-domesticos

Faxina é um trabalho que exige um pouco de esforço físico e disposição, porque é necessário afastar móveis do lugar, subir em escadas para limpar lustres, armários, vidraças, carregar baldes, esfregar pisos, entre outras tarefas. E isso não é qualquer um que pode fazer…

Embora a função de faxineiro possa ser desempenhada por mulheres ou por homens, nos serviços domésticos são elas que predominam. Mas os homens não devem se sentir excluídos, nem muito menos desanimar, pois cada vez mais os serviços de limpeza em escritórios e fábricas ficam a cargo de empresas especializadas que contratam homens e mulheres sem distinção.

A faxineira precisa organizar o trabalho e resolver qual a técnica de limpeza vai usar. Além disso, não pode iniciar o serviço sem conhecer os produtos, utensílios e equipamentos adequados para cada tipo de limpeza.

Resumindo, para desenvolver o trabalho com qualidade e ser considerada competente, a faxineira deve:

  • Conhecer equipamentos, produtos e utensílios para cada tipo de limpeza.
  • Usar os produtos sem desperdício.
  • Saber quais as técnicas de limpeza para cada ambiente e objeto.
  • Limpar e arrumar todos os ambientes do local de trabalho.
  • Controlar a quantidade dos produtos de limpeza da casa para não faltar nada nos dias de trabalho.
  • Fazer a lista de reposição dos produtos e utensílios a serem comprados pelos donos da casa.
  • Atender ao telefone, quando solicitado, anotando corretamente os recados.
  • Receber mercadorias, quando for solicitada pelos donos da casa.

Além de apresentar conhecimentos e habilidades, a faxineira deve ter iniciativa, ser criativa para improvisar quando a casa não tem algum equipamento ou utensílio de limpeza (ou quando faltam produtos com os quais está acostumada a trabalhar), ser ética e discreta, saber se comunicar e manter sua aparência bem cuidada, como vimos já vimos aqui: Como ser um bom profissional: Abordagem completa!