Login

Limpeza: aprenda a limpar diferentes tipos de pisos

Ardósia – No que se refere à limpeza, ardósia é a exceção das pedras. É uma pedra brasileira muito fácil de limpar, porque aceita qualquer produto. No entanto, para que fique com brilho e sempre nova, o ideal é utilizar cera para ardósia de acordo com a cor do piso.

Granito ou mármore – Use somente sabão neutro, água e pano macio. Primeiro, lave bem o piso e seque com um pano macio. Depois de seco, use a enceradeira com acessórios de flanela para dar brilho. Não use alvejantes, saponáceos, escovas, palha de aço, álcool e sabão de coco. Além de retirar o brilho, esse tipo de limpeza abre os poros das pedras e cria caminho para a sujeira se instalar, deixando-as amareladas e manchadas.


Como limpar diferentes tipos de piso

Cerâmica – Atualmente encontramos diversos tipos de cerâmica em ambientes diferenciados como salas, banheiros e cozinhas. O primeiro passo é varrer o piso e o rodapé com uma vassoura de cerdas macias para não arranhar. Após a retirada do pó, passe pano molhado com sabão neutro ou com produtos específicos para esse tipo de piso. Alguns desses produtos são diluídos em água e outros são ceras próprias que criam uma camada de proteção. Não use, em hipótese alguma, palha de aço, esponja abrasiva, saponáceos ou outros podutos que podem riscar o piso.

Laminado (carpete de madeira) – A limpeza é simples. Primeiramente, varra o piso e o rodapé com uma vassoura de cerdas macias. Depois, passe um pano umedecido em água e sabão neutro. Não use cera, água sanitária, saponáceos e nenhum material abrasivo (palha de aço e esponja). O uso de ceras promove a formação de uma camada de gordura sobre o piso e isso irá dificultar sua limpeza mais tarde.

Talvez você se interesse por:  Medidas [PRÁTICAS] para se prevenir e evitar acidentes domésticos

Madeira com sinteco – Varra com vassoura de pelos, não esquecendo os cantos e rodapés. Passe um pano umedecido em água e sabão neutro para ter a certeza de que toda a poeira está sendo retirada. Depois, com auxílio de um pano macio, passe uma camada de cera líquida ou cera em pasta incolor. Deixe secar e procure não andar pelo local para não marcar o piso. Depois que a cera estiver completamente seca, use uma grande flanela enrolada num rodo ou numa vassoura (ou então enceradeira com escovas e depois flanela), para dar brilho. Como às vezes a enceradeira deixa algum resíduo de poeira, é aconselhável passar a vassoura de pelos novamente.

Carpetes – Há vários tipos de carpetes. Alguns com fibras mais altas do que outros. Para os mais curtos e finos, varra com vassoura de cerdas duras para soltar melhor a poeira. Para os carpetes mais altos, esse procedimento não é aconselhável, pois pode danificar os fios. Na dúvida, utilize aspirador de pó com bocal de escova de cerdas rígidas ou vassoura feiticeira. O principal é retirar toda a poeira.

Há produtos específicos para limpeza de carpetes. Como a maioria das vezes são líquidos, é bom ter cuidado para não errar na quantidade, para não causar manchas ou encharcar o piso. Leia as instruções antes de usar o produto.

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment