Login

Limpeza impecável de paredes: aprenda como fazer limpeza de paredes

Fazer a limpeza das paredes não é uma tarefa nada fácil. É preciso tomar muito cuidado para não danificar a pintura ou outro material que tenha sido utilizado como revestimento. Veja as técnicas para cada tipo de parede:

Pintada com tinta fosca ou semibrilho – Passe uma esponja macia com detergente neutro na área que estiver suja. Depois, com um pano umedecido somente com água, passe no local para tirar o excesso do produto.


Pintada com tinta à base de água – A limpeza deve ser bem leve. Passe uma esponja ou pano macio com um pouco de detergente sobre a região a ser limpa. Em seguida, com um pano limpo, retire o excesso.

Pintada com tinta acrílica lavável – Antes de mais nada, é preciso preparar uma solução com meio litro de água, 250ml de álcool e 50ml de detergente. Com a ajuda de uma esponja macia ou pano limpo, aplique a solução no lugar onde a parede estiver suja, sempre em movimentos circulares. Para retirar o excesso de produto da parede, passe um pano macio.

Para manter a beleza da pintura, a primeira coisa a fazer é limpar a sujeira assim que ela for vista. Agindo dessa forma, fica mais fácil tirar até manchas de batom, giz de cera, caneta e pincel atômico das paredes.

Aprenda como fazer limpeza de paredes

Cuidado: não fazer a limpeza nos primeiros 30 dias após a aplicação da pintura.

Com pedras ornamentais (mármore, granito, pedra-madeira, conchas) – Use somente sabão neutro, água e pano macio ou esponja não abrasiva. Alvejantes, saponáceos, escovas, palha de aço, álcool, sabão de coco, coca-cola são proibidos! Além de retirar o brilho, esses produtos abrem os poros das pedras criando caminho para a sujeira se instalar.

Talvez você se interesse por:  O que é preciso saber antes de começar a limpeza da casa

Revestida com fibras (cortiça, junco, sisal, rattan, juta, bambu, bananeira, palha, corda de buriti) – Para tirar o pó instalado entre as fibras, use escova de cerdas macias ou aspirador de pó com escova. Para manchas e sujeira, utilize um pano macio ligeiramente umedecido em solução com água e sabão neutro, depois passe um pano limpo e seco. Nunca utilize solventes ou abrasivos, como esponja de aço, ceras e óleos, detergentes ou qualquer produto que contenha soda e ácidos em sua composição.

Azulejos – Lave com ajuda de uma esponja embebida em água e sabão, fazendo movimentos circulares de cima para baixo. Em paredes muito engorduradas, podemos contar com auxílio de produto próprio (veja na lista). Se houver limo ou mofo entre os ladrilhos (parte do rejunte), temos várias opções de limpeza: produtos químicos específicos; saponáceo com esponja abrasiva; deixar de molho em solução de água quente e cloro ou água sanitária e depois enxaguar com bastante água limpa.

Para uma boa higienização das paredes do banheiro, ao término da limpeza do ambiente, passe álcool com o auxílio de um pano macio.

Envie este artigo para seus amigos!

Um Comentário

  1. Denis Moser 24 de maio de 2019

Add Comment