Login

Utensílios, equipamentos e produtos usados na limpeza

Como a limpeza faz parte do nosso dia-a-dia, é provável que a maioria dos equipamentos, utensílios e produtos dos quais serão tratados já sejam seus conhecidos.

Pode-se começar dizendo que para cada tipo de piso, parede, móvel etc. existem equipamentos, utensílios e produtos específicos a serem usados. Veja: não se usa aspirador de pó para aspirar as folhas de uma varanda cheia de vasos de plantas, nem se usa água sanitária para limpar quartos e salas, muito menos enceradeira nas portas do guarda-roupa de madeira.

Enfim, há uma série de razões lógicas que explicam por que cada produto, utensílio ou equipamento deve ser usado ou não. E saber utilizá-los corretamente é uma das responsabilidades da faxineira.
equipamentos-limpezaAqui você terá a oportunidade de ler o que são, para que servem, como utilizar e guardar os itens com os quais irá trabalhar.

Equipamentos e utensílios usados na limpeza

Os equipamentos e os utensílios de limpeza doméstica são fáceis de manejar, mas em cada casa você encontrará uma seleção deles. Quando houver a oportunidade de pedir utensílios mais adequados ao tipo de trabalho, será ótimo. Caso contrário, você terá de se adaptar às regras de cada residência.

Vejamos alguns casos: há moradias em que água sanitária é proibida; em outras, se usa apenas detergente neutro sem cheiro porque a dona da casa é alérgica. Há casos em que o empregador pede que o profissional escolha e liste os produtos que usará. Diferenças como essas ocorrem em qualquer atividade profissional. A faxineira também vai precisar conviver com elas.

Talvez você se interesse por:  Serviços domésticos, limpeza de eletrodomésticos

Os equipamentos elétricos, como enceradeira e aspirador, podem apresentar alguma dificuldade de uso num primeiro momento, mas nada que não se aprenda rapidamente. Antes de tudo é preciso saber como ligar e desligar o equipamento, como encaixar seus acessórios e que tipo de cuidados de conservação ele exige.

Como existem muitos modelos e marcas de eletrodomésticos, se alguém da casa puder ensinar a lidar com o equipamento desconhecido, será ótimo. Outra solução é ler o manual de uso. Na dúvida, é melhor não utilizar o equipamento para não correr o risco de quebrá-lo.

O nosso primeiro quadro traz descrições, informações de usos e cuidados de utensílios e equipamentos. Ele será muito útil, tanto para conhecer os principais itens quanto para consultar quando você tiver alguma dúvida no futuro.

Cuidado ao colocar ou retirar tomada de equipamento elétrico

  • Verifique se o botão do aparelho (de liga/desliga) está na posição desligado.
  • Certifique-se de que o fio do aparelho está em condições de uso antes de ligá-lo.
  • Nunca encaixe ou retire tomadas com a mão molhada.
  • Desligue o aparelho antes de desencaixar o fio da tomada.
  • Desconectar da parede segurando pela tomada e nunca puxando pelo fio.

Equipamentos e utensílios para limpeza: características, usos e cuidados

Utensílios e equipamentos usados na limpeza

Produtos utilizados na limpeza

Entrar num supermercado hoje em dia é uma festa. São tantos produtos diferentes e tantas marcas, que nós ficamos com vontade de experimentar cada um deles. Em todos os setores da loja, seja de alimentos, bebidas, higiene ou limpeza, há uma infinidade de opções para todos os gostos e bolsos.

Talvez você se interesse por:  Limpeza impecável de paredes: aprenda como fazer limpeza de paredes

Geralmente as pessoas têm suas preferências quanto à marca de certos produtos e nem sequer pensam em experimentar outros diferentes daqueles a que estão acostumadas a usar. Isso acontece também com os produtos de limpeza, que é o nosso assunto agora.

Tem dona de casa que sempre usou a mesma marca de sabão em pó e não admite experimentar outra. Há quem só compre detergente líquido neutro porque não gosta de nada perfumado.

Existem também pessoas que ficam de olho nas ofertas, compram os produtos mais baratos e não são fiéis a nenhuma marca em particular. Isso mostra que os modos de vida são muitos e que a faxineira terá de se adaptar às residências onde trabalhará, mesmo que conheça os melhores produtos de limpeza e tenha suas próprias preferências.

O quadro de produtos de limpeza vai auxiliá-la no entendimento de usos e cuidados dos itens mais comuns em uma faxina.

No entanto, ao longo das técnicas, você poderá observar que a base para toda limpeza se resume em pano limpo, água e sabão neutro. Os produtos de limpeza ajudam, mas a verdadeira eficiência está no trabalho desenvolvido pelo profissional.

Produtos de limpeza: usos e cuidados

Cuidados com produtos de limpeza

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment